sábado, 6 de março de 2010

Sonho dos 18



Acho que todo mundo tem certa ansiedade para atingir a maioridade, uns para dirigir, outros para poder beber explicitamente e alguns por acharem que serão donos dos próprios narizes. Não sou diferente do resto, nesse aspecto, mas o meu sonho dos 18 é bem diferente: doar sangue.

Sei que isso pode parecer bem estranho para maior parte de vocês, meus leitores. Mas não vim aqui para falar dos meus planos, e sim para tentar mostrar um pouco da importância que tem essa doação. Também para pedir, ou melhor, implorar, que os que agora me lêem e preenchem todos os requisitos para ser um doador, assim o façam.

Muitas das pessoas que doam é porque possuem consciência de que milhares de outras necessitam daquele gesto de solidariedade para sobreviver. Já outras por adotarem aquela filosofia de ‘podia ser comigo’, não estou criticando quem pensa assim, só citando.

Sei que esse gesto causa medo ou até pavor em alguns, por conta de agulha, ou por achar que aquela quantidade de sangue vai fazer falta (e nós sabemos que não faz, não é mesmo?). Por falar em não- prejuízos, é bom lembrar que o sangue de quem doa também não sofre qualquer mudança, que não engorda e nem vicia.

Mas como toda coisa tem seu lado ruim, nem todos podem doar. E o pior é que muitas destes antes eram doadores ou tinham em mente ser, mas por força da circunstância não podem. Entre os impedimentos temos temporários, como: gripe/resfriado, febre, gravidez, uso de alguns medicamentos, etc. Só que infelizmente existem os permanentes, dentre eles: Hepatite após os 10 anos de idade, uso de drogas ilícitas injetáveis, malária, e outros. Também é bom lembrar o tempo entre as doações: para mulheres 90 dias (até 3 doações por ano), e para homens 60 dias (até 4 doações por ano).

Para terminar, eu peço encarecidamente aos que me lêem e possuem 18 anos/mais e não tem nenhuma “contra-indicação”, doem sangue. Tenho certeza de que a sensação de salvar a vida de alguém é bem gratificante, melhor que qualquer dinheiro. Quero ressaltar a que a quantidade de sangue tirada é irrisória e que é só uma picadinha, não vai doer nada!

Aos que quiserem mais informações: (86) 3221-8319/3221-8320 – HEMOPI

e www.hemopi.pi.gov.br

Um comentário:

  1. Muito legal sua iniciativa moça.
    Se todos tivessem um pouquinho de sua atitude. O mundo estaria bem.

    Gostei daqui. Estarei seguindo.

    Abraço.

    Estefani

    ResponderExcluir