terça-feira, 4 de maio de 2010

Brasil: brasileiro

Venho eu aqui timidamente apresentar-me aos senhores: meu nome é Brasil, sou um pedacinho de chão da América do Sul, possuo 8,51 milhões de quilômetros quadrados de área e cerca de 190 milhões de habitantes. Ainda não sabe quem sou? Deixe eu clarear as coisas sou o país do futebol, do carnaval, da mulher bonita e da corrupção também !
E como reconhecer um brasileiro? Muito fácil! Um filho meu não foge a luta, se acha mais esperto que todo mundo, o famoso malandro. Alguém que vêm de mim tem samba no pé, gosta de uma boa cerveja e de tudo que vem de fora, por que brasileiro que é brasileiro escuta Lady Gaga, Britiney Spears e Beyoncé, não sabe quem é o Chico, o Renato ou Cazuza; lê Crepúsculo e é fã da Stephenie Meyer e não faz a mínima ideia de quem seja Machado, Eça ou Veríssimo; brasileiro que é brasileiro sonha em conhecer a Europa, e em passar longe de Fernando de Noronha, dos Lençóis Maranhenses ou da Serra da Capivara, aliais, brasileiro que é brasileiro usa uma camiseta que tenha estampado na frente "I NY".
Brasileiro que é brasileiro tem um 'love honney', sempre diz 'thanks', adora um estrangeirismo, all right? Não vive sem MacDonald's e odeia arroz e feijão. É muito culto também, não perde uma edição do BBB. Brasileiro que é Brasileiro é milionário, paga tudo em dobro!
Ah, quase esqueço de contar, eu também tenho boa parte da floresta amazônica dentro de mim, e você sabe o que eu faço com ela? Eu a desprezo, não a vigio, deixo para que as madeireiras e os pecuaristas cuidem dela direitinho.E vou logo lhe alertar, se tiver qualquer problema venha até mim, tenho uma justiça eficiente, é claro se você for bonitinho, cheirosinho, tiver um carrinho e um dinheirinho.

E já dizia meu governo que sou um país de todos.

15 comentários:

  1. Excelente texto, crítica muito bem feita.
    Confesso que peco, às vezes nesse "brasileiro que é brasileiro sonha em conhecer a Europa", aliás sonho em conhecer o mundo todo E o Brasil todo, Fernando de Noronha é meu sonho de consumo =)
    Bjs e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oun Rodolpho orbigada!
    Mas ei, não quis criticar a vontade de conhecer a Europa em si e sim a vontade enorme que as pessoas tem do que é de fora, esquecendo das maravilhas que nós temos aqui no Brasil! =**

    ResponderExcluir
  3. Adorei *-* As vezes agente precisa mesmo de um texto assim, pra entender que o que temos pode sim ser o melhor, se soubermos dar o devido valor (:

    ResponderExcluir
  4. Ameeeei as metáforas, e as figuras de linguagem! Super cult seu texto, hein flor? hahaha
    Beijoca guria

    ResponderExcluir
  5. Eu de novo aqui (:
    Pra falar mesma coisa hahaha!
    postei os últimos 4 capítulos de coffee and cigarettes. Pra acabar com isso logo. u.u
    ficou péssimo. Mas passa lá.
    um beijo grande! E obrigado sempre, pelo carinho :)

    ResponderExcluir
  6. Excelente tapa na cara, Gabi! ;)

    Beijo, beijo.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  7. parabéns, menina! parabéns MESMO!
    uma crítica cheia de ironia!
    realmente, perfeita!

    beijão!

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente incrível! Vou repassar por e-mail. Mto obg pela visita e por seguir meu blog, bjs! =)

    ResponderExcluir
  9. AMEI a última parte do texto.
    É triste, mas é verdade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Meus amores, muito obrigada! *-* vcs me dão força para isso! :)
    Andréa querida, claro que pode repassar por e-mail, só peço que dê-me os devidos créditos, para que depois não aconteçam coisas chatas!
    beeijos, queridos

    ResponderExcluir
  11. menina, você escreve MUITO, sabia? me sinto até meio culpada de não ter dado uma bisbilhotada antes, mas prometo acompanhar sempre, porque adorei o blog!
    te sigo (:

    beeijos

    ResponderExcluir
  12. ameeei o texto! e como já disseram vou apenas confirmar: você escreve MUITO!
    parabéns pelo blog!
    beeijos

    ResponderExcluir
  13. Clarice e Naty, agradeço a vocês, queridas! É sempre MUITO bom 'ouvir' uma palavra de incentivo.
    beijos e voltem sempre *-*

    ResponderExcluir